RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Pimentel firma parceria em energia solar com franceses

Pimentel firma parceria em energia solar com franceses

11/12/2012

Pimentel firma parceria em energia solar com franceses

Paris, França (11 de dezembro) – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, assinou, na tarde de hoje, um memorando de entendimento com o governo francês para a transferência de tecnologia da produção de células fotovoltaicas.

A parceria vai permitir ao Brasil produzir módulos fotovoltaicos, que são placas que captam a energia solar e a transformam em energia elétrica. A assinatura ocorreu, no Palácio do Eliseu, sede do governo francês. O ministro está em Paris como integrante da comitiva da presidenta Dilma Rousseff.
 
O acordo tem validade de dois anos e prevê a verticalização da produção, desde a purificação do silício à produção de células, módulos e sistemas fotovoltaicos. O estudo de viabilidade econômica para a instalação de uma fábrica e de um instituto de pesquisa fotovoltaica deve ser concluído no primeiro trimestre de 2013. Por parte do governo francês, assinaram os ministros da Indústria, Arnaud Montebourg, e do Ensino Superior e Pesquisa, Geneviève Fioraso.
 
Champagne

Durante o encontro entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da França, François Hollande, Pimentel assinou uma declaração de reconhecimento da região francesa de Champagne como denominação geográfica. A assinatura significa o reconhecimento por parte do governo brasileiro de que somente a bebida produzida naquela região pode ser chamada de ‘champagne’. Em seu discurso, o presidente Hollande disse que o reconhecimento por parte do Brasil "era uma honra para os franceses".

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=12041