RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Cooperação entre Brasil e Alemanha vai incentivar produção de carros elétricos e pontos de recarga

Cooperação entre Brasil e Alemanha vai incentivar produção de carros elétricos e pontos de recarga

11/03/2016

Cooperação entre Brasil e Alemanha vai incentivar produção de carros elétricos e pontos de recarga
Brasília (11 de março) – A busca por tecnologias inovadoras, que reduzam as consequências do efeito estufa, é tema presente na agenda no Brasil e do mundo. Pensando nisso, o Brasil e a Alemanha firmaram um acordo de cooperação técnica para aprimorar o desenvolvimento e a implantação da eletromobilidade no Brasil.
 
Essa parceria resultou em um projeto que vai ter quatro anos de duração e vai contar com o investimento de cinco milhões de euros do Ministério de Cooperação Internacional e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ). O projeto vai ser coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), intermediado pela Agência Brasileira de Coopreação do Ministério das Relações Exteriores e apoiado pela Agência de Cooperação do governo alemão (GIZ).

Para que esse projeto seja finalizado, equipes brasileiras e alemãs de diversos órgãos se reuniram nessa quinta-feira (10), durante o Workshop “Propulsão eficiente em áreas urbanas”, para discutir o cenário brasileiro atual e quais medidas devem ser tomadas. Desenvolvimento sustentável e eficiência energética são assuntos sempre presentes na agenda de cooperação entre Brasil e Alemanha.

Segundo a diretora do Departamento de Indústrias para a Mobilidade e Logística do MDIC, Margarete Gandini, o tema da eletromoblidade tem duas vertentes importantes: a da indústria e a da mobilidade e logística. “A política industrial de abastecimento deve estar voltada a soluções e entregas que englobem essas duas vertentes”, completou.

A diretora explicou que a busca de parcerias para aprofundamento do assunto se deu dentro de uma visão de que novas tecnologias de propulsão são uma realidade mundial. “A Alemanha já possui know-how em tecnologias de propulsão mais eficientes. A contribuição deles vai ser de extrema importância para o desenvolvimento de políticas públicas e criação de novos modelos de negócios”, afirmou Margarete.

Dentre as ações previstas para o projeto de cooperação técnica, destaca-se criação de diretrizes para linhas de financiamento, apoio à disseminação de tecnologias inovadoras, bem como consultoria ao governo brasileiro, associações e representações do setor privado sobre a gestão da frota de veículos elétricos e híbridos.

Em 2015, o governo federal aprovou a redução do imposto de importação para veículos equipados com motores híbridos e elétricos como forma de demonstrar o interesse em incentivar o uso de veículos mais eficientes no Brasil.
 
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/MdicGov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic

http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=14378